Avaliação Psicológica para Altas Habilidades / Superdotação

Avaliação Psicológica 100% on-line para Altas Habilidades / Superdotação e múltiplas condições, com emissão de laudo extenso (40+ páginas) válido nacionalmente para aceleração de cursos (ensino fundamental, médio e superior). Inclui solicitação de adaptações trabalhistas, autoconhecimento elevado e direcionamentos terapêuticos.

Introdução

A Avaliação Psicológica constitui-se um passo crucial para a identificação das Altas Habilidades / Superdotação (AH/SD) e possíveis múltiplas condições, como TEA Nível 1, TDAH, TBH, entre outras. É conduzida de forma cuidadosa, utilizando uma abordagem psicoeducacional, oferecendo um mapeamento detalhado do indivíduo, permitindo o desenvolvimento de estratégias personalizadas que favoreçam seu bem-estar e desempenho. Minha abordagem acontece inteiramente online, assegurando acessibilidade a quem demanda respostas profundas sobre sua condição.

Em um ambiente educacional, por exemplo, a identificação das AH/SD pode acelerar o progresso universitário/estudantil, permitindo que o indivíduo avance no seu ritmo. Além disso, o Laudo Psicológico (40+++ páginas), resultante da avaliação, pode ser utilizado para solicitar adaptações pedagógicas, como a aceleração de curso e ajustes no ambiente de aprendizagem.

Instrumentos Utilizados

  • 3.1.1 Questionário de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.2 Questionário de Indicadores de Tipos nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.3 Questionário de Indicadores Socioemocionais de Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.4 Questionário de Indicadores de Catalizadores Intrapessoais de Competências
  • 3.1.5 Questionário de Indicadores de Sobre-excitabilidade nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.6 Questionário de Indicadores de Inteligências
  • 3.1.7 Questionário de Competências da Inteligência Emocional
  • 3.1.8 Questionário de Indicadores de Metacognição nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.9 Questionário de Estilos de Pensamento nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.10 Questionário de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em Ciência
  • 3.1.11 Questionário de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em Liderança
  • 3.1.12 Questionário de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em Esporte
  • 3.1.13 Questionário de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em Arte
  • 3.1.14 Análise de produções e desempenho associados às Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.15 Entrevista Investigativa para Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.16 Entrevista Biográfica associada às Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.1.17 Entrevista com Amigos/Familiares, Cônjuge e/ou Psicólogo(a) em acompanhamento
  • 3.1.18 Entrevista para Investigar Múltiplas Condições
  • 3.2.19 Questionário de Indicadores de Múltipla Condição Neurodivergente
  • 3.2.20 Questionário de Indicadores de Estilos Emocionais nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.2.21 Questionário de Indicadores de Saúde emocional nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.2.22 Questionário de Indicadores de Masking nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.2.23 Questionário de Indicadores de Necessidades Educacionais Específicas nas Altas Habilidades/Superdotação
  • 3.2.24 Questionário de Indicadores de Autoconsciência e Autocuidado em Superdotados
  • 3.2.25 Exame Psicológico
  • 3.2.26 Observações

Abordagem Holística e Limitações do QI

Os questionários utilizados são instrumentos sem finalidade psicométrica. O quociente de inteligência (QI) não se faz necessário para a identificação formal e precisa das AH/SD, pois o elevado potencial cognitivo envolve mais fatores do que o QI pode mensurar. Pesquisas, como as de Joseph Renzulli, demonstram que potenciais extraordinários se manifestam em áreas como criatividade e habilidades específicas, que não são capturadas pelos testes de QI.

Essa abordagem contemporânea mais holística desafia a concepção tradicional que focava no QI como o principal indicador de superdotação. Renzulli propôs que a superdotação emerge da interação entre três componentes: habilidades acima da média, criatividade, e envolvimento com a tarefa, sendo o QI apenas uma parte dessa equação.

Avaliação Qualitativa

Os questionários desempenham um papel crucial na avaliação qualitativa de indivíduos com AH/SD. Eles identificam traços comportamentais, emocionais e motivacionais, como a capacidade de autoaprendizagem, interesse profundo, e recursos cognitivos diante de desafios. Segundo Howard Gardner (1993), a cognição humana é multifacetada, e o uso exclusivo do QI pode subidentificar indivíduos superdotados, especialmente em contextos culturais diversos.

Portanto, o QI pode fornecer um recorte útil, mas não é suficiente para a identificação formal de AH/SD. A avaliação contemporânea destaca a importância de fatores múltiplos e abordagens qualitativas que consideram criatividade e habilidades específicas.

Legislação Brasileira

No Brasil, os termos Altas Habilidades e Superdotação são utilizados como sinônimos. A legislação brasileira, conforme as Diretrizes Gerais para o Atendimento Educacional (1995), define superdotados como indivíduos com elevado desempenho nas áreas intelectual, acadêmica, liderança, artes e/ou motricidade. Essa avaliação segue as definições legais e dialoga com as teorias que complementam essa visão.

Observação

Avalio o público de Adolescentes a partir de 12 anos, com a supervisão necessária de um responsável, bem como Adultos e Idosos, em modalidade integralmente on-line.

O laudo psicológico de AH/SD, válido em todo o território nacional, possibilita, no âmbito educacional, a solicitação de aceleração do ensino fundamental, médio e superior (graduação, mestrado e doutorado), além de adaptações curriculares necessárias ao pleno desenvolvimento do indivíduo.

No contexto laboral, este laudo permite a solicitação de promoções de cargo e a adequação do ambiente de trabalho às necessidades específicas do colaborador, promovendo a inclusão e o justo desenvolvimento de pessoas com superdotação.

Mais informações

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